escuta humanizada

VÍDEO: Santa Maria terá atendimento virtual e gratuito para pessoas com autismo e familiares

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Desde dezembro, o Compreender para Atuar - Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA), atende famílias de Santa Maria

A partir desta terça-feira, Santa Maria terá um serviço online e gratuito de auxílio às pessoas e famílias com Transtorno do Espectro Autista (TEA) maiores de 18 anos. O acolhimento transdisciplinar apresenta recursos e orientações direcionadas, tendo em vista as mudanças que precisaram ser estabelecidas com o distanciamento social.

A rotina pré-estabelecida é fundamental para a organização estrutural das pessoas com autismo e muitas famílias podem se sentir perdidas na reorganização do cotidiano durante a pandemia. Os atendimentos terão duração de 30 minutos. A escuta humanizada e a orientação técnica dirigida leva em consideração as potencialidades de cada indivíduo, sua conjuntura familiar e o ambiente em que está inserido.


Com uso obrigatório de máscaras no RS, veja quais cuidados são necessários

A proposta é uma iniciativa do Centro Integrado de Serviço, Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (Cisepes) da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) por meio do Compreender para Atuar - Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA), que desde dezembro oferece atendimento para as famílias com TEA.

A coordenadora técnica do Compreender para Atuar, Jéssica Jaíne Marques de Oliveira, explica que o acolhimento transdisciplinar é realizado por profissionais de diferentes áreas, entre elas educação física, psicopedagogia, educação especial, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Vacinação contra a gripe segue nesta quarta-feira em Santa Maria

- Não é considerado um atendimento terapêutico, pois essa não é a proposta. O acolhimento não substitui o atendimento presencial e a terapia. Porém, é um serviço que visa dar suporte com orientações e estratégias às famílias de pessoas com autismo, como por exemplo, atividades para realizar em casa, direcionamento para um estímulo sensorial, uma atividade pedagógica, entre outras situações que possam vir como demanda das famílias - destaca.

ACOLHIMENTO TRANSDISCIPLINAR 
O serviço funcionará todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 18h, via chat no site.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria receberá mais 2 mil testes rápidos para aplicar em novos grupos

Próximo

Com uso obrigatório de máscaras no RS, veja quais cuidados são necessários

Saúde